quinta-feira, 18 de junho de 2009

Incentivos fiscias para quem?





Aqui não tem recursos do governo federal estadual ou municipal


clique em cima da imagem: a placa informa aqui tem recursos do governo federal


É realmente muito angustiante como as pessoas vão construindo suas vidas nas metrópoles. Sabe-se que a única solução que os pobres têm para resolver o problema de moradia (já que os governos com o nosso dinheiro não querem resolver a situação) é a ocupação de áreas e, aqui em Salvador, essa prática é muito antiga. Casas vão surgindo, formando ruas e depois bairros, pode ser uma CDP (Cidade De Plástico) como no subúrbio ferroviário, pode ser também como em Águas Claras, bairro vizinho do bairro de Valéria, separados apenas pela BR-324. Mais interessante ainda, é construir sua casa com muito esforço e com a ajuda apenas dos vizinhos, ao lado de uma multinacional que recebe incentivos fiscais do governo. Isto é o que acontece defronte ao ISVA. Aos poucos vão abrindo os caminhos, limpando o terreno e, logo em seguida, constroem suas casas. A Toshiba não, ela possui incentivos do governo federal para a construção do seu empreendimento e, não estão preocupados com os seus vizinhos pobres que podem ter suas casas arrastadas pelas chuvas por não ter a proteção fiscal e nem paredes de contenção. Triste sina de um povo que teve invadidas suas terras e agora não sabe como viver nessa irracional metrópole.

Poluição e perigo em Valéria











Esta semana assistimos, mais uma vez, demonstração de desrespeito ao ambiente e à saúde das pessoas e de animais no bairro de Valéria próximo ao ISVA. Não só moradores jogam em área verde seus lixos domésticos (resíduos) como também empresas e indústrias descarregam impunemente materiais que já não lhes servem mais em uma área que é de preservação. Este local que liga o bairro à Br-324 vem sendo utilizado como depósito de lixo. Não satisfeito em simplesmente deixar, alguns ainda queimam, seja para apagar os vestígios do ato, seja para a retirada mais fácil de metais ou mesmo por irresponsabilidade. Estes incêndios ocorrem com frequencia neste local, colocando em risco a reserva de mata e de plantas medicinais conservada pelo ISVA e os quintais de outros moradores.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

FESTA JUNINA NO ISVA

FESTA JUNINA E NOVENA LIBERTÁRIA DO “SEU” ANTONIO

Convidamos a todos os associados, amigos e colaboradores do ISVA para a festa de confraternização no dia 13 de junho, dia de Santo Antonio, protetor dos angoleiros. A partir das 15 horas no ISVA, vai ter fogueira, milho assado, cozido e amendoim. Quem quiser colaborar, pode trazer seu licor, sua canjica, suco, cerveja e repartir com todos. Vamos ter um som para tocar forró e animar a festa.