21/01/09
Oficina para:
Ivanildo Ribeiro de Jesus -11 anos;
Pérola da Silva Santiago -10 anos
Lisandra Silva Conceição-13 anos (não alfabetizada)
Isadora Costa Souza-12 anos
William Santana Silva-12 anos (não alfabetizado)
-Atividade:
Hora de ouvir historia
-Livro:
O repórter Bem-te-vi / Patrícia Silva; Ilustrações Enrique S. Martin, São Paulo, 1982, Pia Sociedade Filhas de São Paulo, Coleção Pirulito – Paulinas.
-Moral da Historia:
A história de um repórter bem-te-vi que resolve se unir com a comunidade contra a destruição da natureza. Reflexão sobre: Violência gera mais violência. / Boas idéias resolve o problema. / A união faz toda a diferença. / Devemos preservar a natureza.
-Atividade lúdica:
Confecção de dobradura: sapo (existia um sapo sanfoneiro que cantava para alegrar a comunidade).
Pintura da dobradura.
-Atividade para casa:
Ler somente uma pagina de uma revista em quadrinhos que pertence ao acervo da biblioteca, pintar e criar outra historia.
Analisar o potencial de cada aluno em escrever, (elaboração de uma história), desenhar e pintar.
22/01/09
Não houve oficina, pois os dois alunos matriculados não compareceram:
Isaque Borges dos Santos-13anos
Enderson Davi dos Santos-12anos
Rodrigo Ferreira de Jesus Silva -13anos fez o cadastro no final da manhã de quinta-feira.
Aproveitei a manhã para elaborar as atividades da próxima semana e fui com uma das sócias da instituição a sra. Jussara na lan house p/ passar as fotos das atividades p/ o e-mail dela, pois a mesma está preparando a documentação p/ participar de uma licitação promovida pela Fundação Pedro Calmon, que irá patrocinar as bibliotecas comunitárias do Estado da Bahia.
23/01/09
Reunião da UFBA.
26/01/09
Não fui p/ a biblioteca comunitária, preferi ir a Biblioteca Pública do Estado nos Barris e passei a tarde fazendo planejamento de atividades.
Sugestões de livros:
Brincando com datas comemorativas de Theresa Chemello. 5ª Edição. São Paulo, 1998, Global editora.
Previsão de início de trabalho: 21/03/09.
Brincando com Móbiles de Theresa Chemello. 2ª Edição, São Paulo, 1999. Global Editora.
Brincando com Teatro de bonecos de Rosana Rios. 3ª Edição, 1997. Global editora.
Carrossel 3 de atividades pré-escolas Editora Salamandra.
Carrossel 1 de atividades pré-escolas Editora Salamandra 1983.
O livro dos jogos e das brincadeiras para todas as idades/Helena Brandão, Maria das Graças, V.G. Froeseler, Belo Horizonte: Editora Leitura, 1997.
Jogos de observação de Raciocínio
Sugestão de atividade:
A foto enigmática – as crianças tentaram adivinhar o que estão vendo.
Idade: a partir de 8 anos
Tempo aproximado: 30 minutos.
Jogadores: 3 ou mais.
Material: uma foto ou uma gravura (de revista ou jornais) uma folha de papel ou uma cartolina do mesmo tamanho, tesoura.
1] Selecionar uma foto de jornal ou revista que tenha no mínimo o tamanho de uma folha de caderno.
2] Recortar uma folha de papel em quadrados para com eles cobrir toda a foto, a cada quadrado faz-se uma dobra p/ poder segurá-lo melhor.
3] Cobrir totalmente a foto com os quadrados e avisar os participantes que já podem olhar.
4] Cada jogador, na sua vez, levanta um quadrado de papel para ver mais um pedaço da foto, mas deve tomar bastante cuidado na hora de adivinhar, pois terá apenas uma oportunidade.
5] Prossegue-se levantando os quadrados ate que consiga adivinhar o que representa a foto.
Sugestão de atividade:
Os gatos e o Rato
Um jogo de estratégia p/ os mais novos em que o rato procura escapar.
Idade: a partir de 6 anos.
Tempo aproximado: 10minutos
Jogadores: 2
Material: cartolina branca, cartolina preta, tesoura, cola, uma ficha vermelha, 4 fichas verde.
1] Confeccionar o tabuleiro do jogo colocando quadrado pretos de 3 centímetros de lado sobre uma cartolina branca, quadrada de 24 centímetros de lado.
2] Colocar as fichas na posição inicial, a ficha vermelha é o rato e as verdes representam os gatos.
3] Cada jogador, na sua vez, faz um movimento. O rato se move sempre um espaço na diagonal e pode avançar ou retroceder. Os gatos também se movem em diagonal, mas somente podem avançar.
4] Nenhuma ficha pode capturar a outra.O rato tenta chegar a outra extremidade do tabuleiro, deixando os gatos para trás.Os gatos tentam encurralar o rato para impedir que se mova.
Quem atingir o seu objetivo ganha a partida.
O grande livro dos jogos / textos Josep M. Allué; Belo Horizonte. Editora Leitura,1998.
Oficina para:
Ivanildo Ribeiro de Jesus -11 anos;
Pérola da Silva Santiago -10 anos
Lisandra Silva Conceição-13 anos (não alfabetizada)
Isadora Costa Souza-12 anos
William Santana Silva-12 anos (não alfabetizado)
-Atividade:
Hora de ouvir historia
-Livro:
O repórter Bem-te-vi / Patrícia Silva; Ilustrações Enrique S. Martin, São Paulo, 1982, Pia Sociedade Filhas de São Paulo, Coleção Pirulito – Paulinas.
-Moral da Historia:
A história de um repórter bem-te-vi que resolve se unir com a comunidade contra a destruição da natureza. Reflexão sobre: Violência gera mais violência. / Boas idéias resolve o problema. / A união faz toda a diferença. / Devemos preservar a natureza.
-Atividade lúdica:
Confecção de dobradura: sapo (existia um sapo sanfoneiro que cantava para alegrar a comunidade).
Pintura da dobradura.
-Atividade para casa:
Ler somente uma pagina de uma revista em quadrinhos que pertence ao acervo da biblioteca, pintar e criar outra historia.
Analisar o potencial de cada aluno em escrever, (elaboração de uma história), desenhar e pintar.
22/01/09
Não houve oficina, pois os dois alunos matriculados não compareceram:
Isaque Borges dos Santos-13anos
Enderson Davi dos Santos-12anos
Rodrigo Ferreira de Jesus Silva -13anos fez o cadastro no final da manhã de quinta-feira.
Aproveitei a manhã para elaborar as atividades da próxima semana e fui com uma das sócias da instituição a sra. Jussara na lan house p/ passar as fotos das atividades p/ o e-mail dela, pois a mesma está preparando a documentação p/ participar de uma licitação promovida pela Fundação Pedro Calmon, que irá patrocinar as bibliotecas comunitárias do Estado da Bahia.
23/01/09
Reunião da UFBA.
26/01/09
Não fui p/ a biblioteca comunitária, preferi ir a Biblioteca Pública do Estado nos Barris e passei a tarde fazendo planejamento de atividades.
Sugestões de livros:
Brincando com datas comemorativas de Theresa Chemello. 5ª Edição. São Paulo, 1998, Global editora.
Previsão de início de trabalho: 21/03/09.
Brincando com Móbiles de Theresa Chemello. 2ª Edição, São Paulo, 1999. Global Editora.
Brincando com Teatro de bonecos de Rosana Rios. 3ª Edição, 1997. Global editora.
Carrossel 3 de atividades pré-escolas Editora Salamandra.
Carrossel 1 de atividades pré-escolas Editora Salamandra 1983.
O livro dos jogos e das brincadeiras para todas as idades/Helena Brandão, Maria das Graças, V.G. Froeseler, Belo Horizonte: Editora Leitura, 1997.
Jogos de observação de Raciocínio
Sugestão de atividade:
A foto enigmática – as crianças tentaram adivinhar o que estão vendo.
Idade: a partir de 8 anos
Tempo aproximado: 30 minutos.
Jogadores: 3 ou mais.
Material: uma foto ou uma gravura (de revista ou jornais) uma folha de papel ou uma cartolina do mesmo tamanho, tesoura.
1] Selecionar uma foto de jornal ou revista que tenha no mínimo o tamanho de uma folha de caderno.
2] Recortar uma folha de papel em quadrados para com eles cobrir toda a foto, a cada quadrado faz-se uma dobra p/ poder segurá-lo melhor.
3] Cobrir totalmente a foto com os quadrados e avisar os participantes que já podem olhar.
4] Cada jogador, na sua vez, levanta um quadrado de papel para ver mais um pedaço da foto, mas deve tomar bastante cuidado na hora de adivinhar, pois terá apenas uma oportunidade.
5] Prossegue-se levantando os quadrados ate que consiga adivinhar o que representa a foto.
Sugestão de atividade:
Os gatos e o Rato
Um jogo de estratégia p/ os mais novos em que o rato procura escapar.
Idade: a partir de 6 anos.
Tempo aproximado: 10minutos
Jogadores: 2
Material: cartolina branca, cartolina preta, tesoura, cola, uma ficha vermelha, 4 fichas verde.
1] Confeccionar o tabuleiro do jogo colocando quadrado pretos de 3 centímetros de lado sobre uma cartolina branca, quadrada de 24 centímetros de lado.
2] Colocar as fichas na posição inicial, a ficha vermelha é o rato e as verdes representam os gatos.
3] Cada jogador, na sua vez, faz um movimento. O rato se move sempre um espaço na diagonal e pode avançar ou retroceder. Os gatos também se movem em diagonal, mas somente podem avançar.
4] Nenhuma ficha pode capturar a outra.O rato tenta chegar a outra extremidade do tabuleiro, deixando os gatos para trás.Os gatos tentam encurralar o rato para impedir que se mova.
Quem atingir o seu objetivo ganha a partida.
O grande livro dos jogos / textos Josep M. Allué; Belo Horizonte. Editora Leitura,1998.
2 comentários:
maurício tragtenberg:
"... as crianças devem também participar cuidando dos jardins e dos parques públicos, plantando árvores e conservando as belezas naturais, organizando campos
de jogos e práticas esportivas, enfim, associando as iniciativas da escola às de outros órgãos
administrativos."
"a escola deve ser um centro cultural capaz de participar da vida social"
estudo errado
gabriel pensador
Composição: Gabriel, O Pensador
Eu tô aqui Pra quê?
Será que é pra aprender?
Ou será que é pra sentar, me acomodar e obedecer?
Tô tentando passar de ano pro meu pai não me bater
Sem recreio de saco cheio porque eu não fiz o dever
A professora já tá de marcação porque sempre me pega
Disfarçando, espiando, colando toda prova dos colegas
E ela esfrega na minha cara um zero bem redondo
E quando chega o boletim lá em casa eu me escondo
Eu quero jogar botão, vídeo-game, bola de gude
Postar um comentário