quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Solidariedade e sociabilidades libertárias

Nos próximos assuntos abordados no blog do ISVA estaremos discutindo o tema da solidariedade e sociabilidades libertárias. Abrimos o espaço para todos que quiserem colaborar. Segundo Reclus, a declaração dos direitos humanos refere-se à liberdade do homem, de liberdade completa e absoluta, mas ela se engana, se esta liberdade não se encontra limitada pelo amor e pelos deveres, pois “só o homem livre pode sem segundas intenções estreitar contra seu peito a seu irmão e dizer-lhe: te amo” (Reclus, apud Bellido, 2009:145). Acrescenta que a dominação que ocorre no mundo, não é só econômica, mas é também espiritual. A luta cotidiana, no trabalho, na sociedade, deve estar acompanhada pela luta por um pensamento livre.
Estamos cansados de saber que a questão econômica é a principal raiz dos problemas sociais. A desigualdade social, a carência das coisas mais essenciais da vida: alimentos, saúde, habitação, por exemplo.
O que se pode fazer para mudar essas coisas? Bastam palestras? Escritos? Essas coisas por certo ajudarão, mas não seria melhor mudar radicalmente a sociedade que vivemos?
Como povos de outras regiões resolveram seus problemas? Por que até hoje não resolvemos os nossos?
Cada um de nós deve ter uma explicação.
Sendo assim, gostaria inicialmente de recordar a vocês a experiência humana em nosso planeta. Como se sabe, uma geração corresponde ao tempo necessário para que uma espécie possa reproduzir-se. Os arqueólogos falam que já se passaram cerca de 10 milhões de anos, ou seja, um milhão de gerações entre os humanos. Os orangotangos se reproduzem, por exemplo, entre os 7 e 8 anos de idade; os gorilas e os chimpanzés comuns entre os 6 anos e meio e os 8, e para os homens arcaicos um termo médio de 11 anos. Nosso ancestral comum viveu cerca de 5 milhões de anos (700 mil gerações), os australopitecos permaneceram só 3 milhões de anos (300 mil gerações); os homens arcaicos viveram durante um milhão e oitocentos mil anos (cerca 170.000 gerações) e os homens modernos apareceram faz 180 mil anos (14 mil gerações): "disso resulta que o número de gerações que nos separa de nosso antepassado comum com os gorilas e chimpanzés e, por conseguinte, do começo da diversificação de nossa raça, é de aproximadamente 1.200.000 anos. Simplifiquemos a um milhão de gerações, uma cifra já incrível de antepassados extintos e envoltos na neblina do tempo" (Chaline, 2002, p. 21-22).
Nesse milhão de gerações ocorreram diferenças genéticas e morfológicas. O paleontólogo (estudo dos seres antigos) persegue as marcas da história de vida e a do homem em particular, chamam-nos de paleoantropólogo. "O pré-historiador se dedica a reconstrução das sociedades humanas que nos precederam. Ambos trabalham como inspetores de polícia, embora com indícios mais limitados. No entanto, o Paleontólogo e o pré-historiador dispõem atualmente de métodos muito eficazes para identificar os sinais de vida. Usam métodos paleoquímicos para reconstruir ambientes físicos e climas, indícios de fauna e flora com a finalidade de avaliar a biodiversidade da vida em uma época determinada. Empreende análises bioquímicas, biologia molecular e celular, cromossômica, embriológica, de anatomia comparada e de forma para identificar todas as estruturas dos fósseis" (Ibidem, p.23).
Na sociedade moderna, o sociólogo, procura entender as diferentes formas de organização social, juntamente com outras áreas das ciências sociais e ciências sociais aplicadas, como a antropologia, a economia, o direito, a psicologia, a geografia, a educação, procurando dar uma radiografia do homem moderno em toda sua pluralidade e complexidade, embora, sempre esteja imbuído de uma perspectiva política que lhe ampara nas formulações sobre os problemas sociais. Daí considerarmos a sociologia anarquista, como Bellido, como uma cultura política de resistência
Dentre as invenções humanas, talvez a mais importante tenha sido a linguagem e o processo de comunicação. A possibilidade de se comunicar e de elaborar acordos e convenções. A idéia de discutir e decidir sobre a melhor maneira de vivermos em grupo. É possível que tenhamos enveredado por caminhos não muito ajustados na relação social com base no amor e na solidariedade. Inúmeras sociedades foram construídas sobre o império do medo, da opressão, escravidão, mas, por sua vez, como tudo na vida ruíram e se extinguiram.
As primeiras sociedades humanas, as que comumente, chamamos sociedades indígenas, foram construídas com base nas relações de parentesco, não havia necessidade de escolas, juízes ou polícias, isto é, eram sociedades sem Estado. Em caso de conflitos, formavam grupos de guerreiros para combater os inimigos. Em suas aldeias, porém, as contendas eram decididas através do diálogo, sem intermediação. O trabalho coletivo era repartido para todos, não havia os que comiam e os que passavam fome como em nossas sociedades atuais. A propriedade era coletiva, de todos, caçavam, pescavam e cultivavam para todos. Pesquisas antropológicas demonstram que o tempo de trabalho de inúmeras aldeias indígenas não chegavam a 4 horas diárias e eram entrecortadas por banhos e festas.
Mas, diremos, o mundo mudou. Mudou. Uma das piores invenções do mundo moderno com certeza foi a arma de fogo. Deu poder superior a grupos que dominam sociedades e que dispunham desses instrumentos para dominar outros povos que apenas possuíam arcos e flechas. Países e Estados construíram armas ainda mais letais que os rifles de repetição que dizimaram povos em várias partes do mundo. Os mísseis e foguetes teleguiados, a bomba atômica, a guerra química.
Enfim, nos consideramos seres evoluídos e agora estamos preocupados com o futuro do planeta, com as pandemias, com as milhares de pessoas que morrem de fome, com as mudanças climáticas, provocadas pelo avanço dessas tecnologias chamadas de ponta.
Gostaria de chamar a atenção para aquilo que eu falei que era uma das maiores invenções humanas, a comunicação. Ela transformou-se agora em um dos grandes problemas, pois grupos privados e estatais têm o controle sobre os meios de comunicação e conseguem com isso, inculcar nos corações e mentes da população toda sorte de intrigas e mentiras, de criação de pânico e medo, que servem aos seus próprios interesses para comercialização de algum produto.
Ou seja, o maior triunfo do ser humano, o diálogo, transformou-se em um monólogo surdo que facilita a cooptação e a manipulação dos seres humanos para objetivos puramente comerciais e até criminosos, voltados para o lucro das grandes empresas que mais destroem nosso planeta.
Com essas palavras iniciais, gostaria de incitar novas discussões não com uma idéia pessimista de que nada tem jeito, ao contrário, acredito numa mudança a partir de nós mesmos, tomando como base a idéia de que a transformação deve partir de nossas mentes e conferir um papel importante para a educação, mas não aquela educação burocrática, baseada em prêmios e castigos, na seletividade, mas sim, naquela, educação que Proudhon, Bakunin, Reclus, Kropotkin, Ferrer, Paulo Freire e muitos outros ensinaram, de uma educação solidária, libertadora e libertária, sem arrogância, com a qual se possa acreditar que outro mundo é possível e, onde, estão engajados muita gente nesse esforço que é ao mesmo tempo individual e coletivo.
Eduardo Nunes

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Confraternização libertária 2009 no ISVA







No dia 26 de dezembro, sábado, foi realizada a confraternização de fim de ano do ISVA. Participaram cerca de 50 pessoas entre associados e colaboradores do instituto. Organizado pela atual diretora do ISVA, Hilda Braga, e a coordenadora da oficina de leitores Dom Quixote Marcela Sousa, a festa contou com a participação de crianças, jovens e adultos num clima festivo. Brincadeiras, jogos, presentes e muita comida deram o clima de alegria. A confraternização encerra um ano de muitas atividades do instituto, o cineclube, teatro, oficina de instrumentos musicais, apresentações internas e externas das atividades das crianças que frequentam a biblioteca José Oiticica, reforma de nossas instalações. Comemoramos também o prêmio Machado de Assis do Ministério da Cultura que proporcionou ao ISVA receber 600 livros (científicos e literatura), 2 estantes, 1 computador e permitiu dinamizar nossas ações na biblioteca. A confraternização libertária abre perspectivas para uma prática e ação anarquista local no bairro, baseada na solidariedade, participação e ação direta contra o autoritarismo e agressões sociais e ambientais.

Outra vez: incêndio no ISVA







Na semana do natal fomos surpreendidos por mais um incêndio no ISVA. Dessa vez, dentro da própria área, atingindo cerca de 20% do total. O incêndio criminoso, dizimou árvores e muitas mudas, além da micro-fauna e micro-flora local. O fogo começou na parte do fundo do instituto, numa área onde comerciantes deixam restos de matérias primas utilizadas em seus produtos e moradores também colocam os resíduos que já não lhe servem mais. Vale ressaltar que o local não é adequado para depositar essas coisas, mais ainda por estar perto de uma área de preservação ambiental onde são cultivados árvores da mata atlântica, frutíferas e plantas medicinais, onde são realizadas reuniões sobre educação ambiental com jovens das escolas públicas e frequentadores da Biblioteca José Oiticica. O incêndio destrói todo um trabalho de recuperação da área, de plantio de diferentes espécies de plantas e de melhoria de qualidade ambiental no bairro. Estamos preparando uma campanha mais efetiva de educação ambiental para a conscientização dos empresários e moradores do bairro para não colocarem mais lixo nesse local.

domingo, 29 de novembro de 2009

Manifestação contra a OMC em Genebra na Suiça








A mobilização ocorreu neste sábado (28), em Genebra. Os anticapitalistas também lançaram fogos de artifício na principal rua comercial da cidade, e pedras contra os policias, que, fortemente armados, revidaram com bombas de gás lacrimogêneo, gás pimenta, canhões de água e balas de borracha para dispersar os manifestantes, que seguiam para a sede da OMC. Pelo menos 40 pessoas foram presas. Amanhã, 30 de novembro (N30), comemoram-se os 10 anos da batalha nas ruas de Seattle, cidade dos Estados Unidos, onde foi realizado o encontro da Organização Mundial do Comércio (OMC), da chamada "rodada do milênio".
Agência de Notícias Anarquistas
MR



sexta-feira, 27 de novembro de 2009

HORTAS ESCOLARES NO BAIRRO DE VALÉRIA







Uma revolução libertária no dia-a-dia, essa é a idéia do ISVA na divulgação e implantação de hortas escolares e domésticas no bairro de Valéria aqui em Salvador.



A experiência de alfabetização ecológica seguindo os passos do centro de Eco-Alfabetização localizado em Berkeley na Califórnia ressalta que o desequilíbrio dos ecossistemas reflete um desequilíbrio anterior o da mente, ou seja a crise ecológica é uma crise da educação, pois, toda educação é educação ambiental. Segundo David W. Orr "A meta não é o mero domínio de matérias específicas, mas estabelecer ligações entre a cabeça, a mão, o coração e a capacidade de reconhecer os diferentes sistemas - aquilo que Gregory Bateson certa vez chamou de o 'padrão que interliga'".(2006, p.11)



A possibilidade dos próprios estudantes cultivarem ou prepararem seus próprios alimentos constitue-se em uma experiência inigualável. As crianças não estão acostumadas a comerem um alimento que não esteja em uma embalagem ou em uma lata. Plantar e colher seus próprios alimentos, arrancar uma cenoura da terra ou comer uma melancia ainda quente do calor do sol, diz-nos, Michael Ableman, a maior parte da nossa sociedade não tem essa experiência.



Dessa maneira, o ISVA vai desenvolvendo parcerias com as escolas públicas do bairro para implantação de Hortas Escolares e incentivo à criação de Hortas Domésticas. O colégio Estadual Noêmia Rego e a Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida estão visitando nosso espaço verde e trocando conhecimentos de ecologia social.
Além dos alunos e diretores visitarem nosso espaço, fazemos visitas às escolas apresentando idéias alternativas de hortas orgânicas, aproveitamento de água de chuva, trabalhos manuais. Na última quarta-feira, 25 de novembro de 2009, tivemos a visita de uma turma da 4ªsérie da Escola Municipal acompanhada da diretora e de professores. Nesse encontro, discutiu-se a crise ecológica, o conhecimento e a importância das plantas e o cultivo de hortas, uma experiência gratificante.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

sábado, 31 de outubro de 2009

Biblioteca José Oiticica: um projeto de educação libertária

A Biblioteca Comunitária Prof° José Oiticica mantida pelo Instituto Socioambiental de Valéria é muito mais que um depósito de livros. É um projeto de Educação Libertária num bairro periférico da cidade de Salvador-Ba.

Foi no bairro Valéria que Seu Antonio Fernandes Mendes, descendente de Antonio Conselheiro, natural de Quixeramobim (Ceará), camponês sindicalista, revolucionário anarquista, instalou um espaço de educação informal onde passou a plantar ecologicamente e dar aulas ao ar livre.

No rastro dessa história, em uma casa velha de fazenda acontece hoje a Biblioteca Comunitária Prof° José Oiticica. Ela precisa de doações para reformas, pois a casa é muita antiga.
Confira no vídeo abaixo