sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Autonomia e autogestão

"Trata-se de criar um novo tipo de relação pedagógica por meio da qual a autonomia e a imaginação possam ser permanentemente construídas para que não se transformem em mistificação, tal como previa Castoriadis.
A idéia da autonomia e autogestão como projeto de formação educacional se disseminou, mas, deve ser vista como um projeto a ser desenvolvido nos limites dados pelas relações de força presentes em todas as sociedades.
Como se discutiu anteriormente, em fins dos anos de 1970, algumas experiências autogestionárias no âmbito político decompunham-se diante das dificuldades impostas pelas relações sociais de produção capitalistas de mercado ou pela coerção do Estado socialista nos moldes da experiência iugoslava, ou buscavam, ainda, novas formas de organização autônoma das classes trabalhadoras." (Angela Martins)

Um comentário:

Anônimo disse...

para-fraseando rubens alves "A Escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir":

Paidéia é uma escola alternativa à clássica [baseada em provas, prêmios e punições], donde os alunos organizam seu tempo e a convivência com os educadores, gerindo-se, pois, através de assembléias e partindo da idéia de uma liberdade responsável e um desenvolvimento apoiado, mas não dirigido, pela sociedade.

Situada em Mérida (Espanha), nela convivem durante todo o dia (comem ali) crianças entre 18 meses e 16 anos junto com educadores, colaboradores e observadores. Tem um corpo de princípios considerados fundamentais, e que todos devem aceitar: nega-se o princípio da autoridade, luta-se contra a violência, a competitividade e o consumismo, buscando fomentar a cooperação e o desenvolver uma crítica à sociedade desde um ponto de vista anarquista
• transcrito do http://es.wikipedia.org/wiki/Paideia_(escuela)