sábado, 14 de fevereiro de 2009

CINECLUBE DO ISVA APRESENTA




Sinopse

Uma analogia entre o antigo comércio de escravos e a atual exploração da miséria pelo marketing social, que forma uma solidariedade de fachada. No século XVII um capitão-do-mato captura um escrava fugitiva, que está grávida. Após entregá-la ao seu dono e receber sua recompensa, a escrava aborta o filho que espera. Nos dias atuais uma ONG implanta o projeto Informática na Periferia em uma comunidade carente. Arminda, que trabalha no projeto, descobre que os computadores comprados foram superfaturados e, por causa disto, precisa agora ser eliminada. Candinho, um jovem desempregado cuja esposa está grávida, torna-se matador de aluguel para conseguir dinheiro para sobreviver.
Informações Técnicas:

Título no Brasil: Quanto Vale Ou É Por Quilo?

País de Origem: Brasil.

Gênero: Drama.

Classificação etária: 14 anos

Tempo de Duração: 110 minutos

Ano de Lançamento: 2005

Site Oficial: http://www.quantovaleoueporquilo.co m.brEstúdio/

Distrib.: Riofilme

Um comentário:

Anônimo disse...

a película "...revela as mazelas e contradições de uma país em permanente crise de valores, traçando um curioso e inusitado paralelo entre o período da escravidão e o comportamento da sociedade brasileira nos tempos de hoje.

Adaptação do livro "pai contra Mãe", de Machado de Assis, entremeado com pequenas crônicas de Nireu Cavalcanti sobre a escravidão, extraídas dos autos do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, "Quanto vale ou é por quilo" faz uma contundente analogia entre o antigo comércio de escravos e a exploração da miséria pelo marketing social.

Apontando a câmera para a falência das instituições no país, o filme apresenta uma solidariedade de fachada, onde o que interessa realmente é o lucro; seja ele social, político e, principalmente, econômico.

Embalado pela corrupção, o filme desenha um painel de duas épocas aparentemente distintas, mas, no fundo, semelhantes na manutenção de uma perversa dinâmica sócio econômica, numa mistura de períodos e personagens em situações análogas que criam uma duplicação de possibilidade surpreendente para o espectador."