sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Comunidad del Sur: uma rede libertária












A Comunidad del Sur é uma experiência no Uruguai e funcionou também na Suécia no exílio, baseada na idéia de cooperativismo integral, procura abarcar formas autogestionárias, estruturas participativas, uma economia solidária e processos educativos libertários. Procura promover e apoiar movimentos sociais a nível dos bairros e locais com o propósito de fomentar a criação de um tecido social baseado na auto-organização e autogestão generalizada. Os eixos para essa ação possível e necessária são a atenção da problemática ambiental e social, assim como a reativação da sensibilidade, os valores culturais e os referenciais éticos relativos à solidariedade e a responsabilidade.
Implementar o velho propósito de criar um centro de atividades múltiplas, atravessa a história da Comunidad: um centro de capacitação (ILES, Ecobairro, agora COEDUCA), um restaurante alternativo, uma forma de ecoturismo, além de um lugar para realização de encontros.
O marco paisagístico, assim como as edificações e o entorno social fazem desta proposta um foco atrativo que vai se difundindo em distintos círculos da sociedade uruguaia, assim como vinculações com organizações internacionais.
Acordos com Universidades Populares de Suécia, com o Projeto Conjunto de Universidades Norte-americanas e do Cone Sul, com grupos ecologistas de distintos países latino-americanos e europeus, encontraram um cenário adequado a distintas atividades relacionadas com estágios e cursos de pós-graduação, asssim como encontros interculturais.
Também distintos movimentos sociais optaram por realizar seus encontros nesse cenário: CUDECOOP (Confederación Uruguaya de Entidades Cooperativas), FECOVI (Federación de Cooperativas de Vivienda), Encuentro de Estudiantes de Ciencias Sociales - Trabajo Social, Red Tierra del Futuro - Suécia.

Estamos todos os DOMINGOS na FERIA DEL PARQUE RODÓ, entre as 8 e as 13 hs.
Nele vendemos frutas e verduras orgânicas, assim como produtos de granja artesanais (queijos, doces, pães, sucos, ovos)
mais informações: http://www.ecocomunidad.org.uy/



Nenhum comentário: