quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

RESGATANDO VALORES



Por Gilberto Machado
Sócio do ISVA




Nestes últimos três meses tenho notado uma infinidade de assuntos que não posso deixar despercebido ou deixar de botar em discussão a quem interessar. Hoje temos uma série de fatos ocorridos no ISVA e estou escrevendo alguns deles para ouvir opiniões e aprender mais um pouco sobre estas questões. Vou começar por um assunto interessante e, ao mesmo tempo, difícil de explicar e, um pouco complicado para quem deixa passar despercebido este assunto que já virou um cotidiano na vida de muitas pessoas da nossa sociedade e do nosso país.
Como resgatar valores nesta sociedade que está se deixando levar, ou sendo manipulada para um consumismo inescrupuloso e desenfreado, que tem devastado o planeta e tirado vida de milhões de pessoas? A solidariedade, o respeito pelo próximo, a gratidão são alguns valores que tem se perdido na nossa sociedade. Sei que o resgate dessas questões pode ajudar a minimizar o mal estar causado pela falta dessas atitudes. Sei que minha opinião pode não ser a mesma de todos, sei que não houve uma perda, mas uma mudança comportamental causada talvez por uma globalização, ou por uma falsa liberdade. Acesso fácil às informações pela era digital.
Sabemos que num passado não muito longe, nossa sociedade se caracterizava por padrões de comportamentos impostos, o que não é assim nos dias de hoje, o que eu observo é uma abertura muito grande para a aceitação do outro. Essa diversidade é positiva, não fez com que as pessoas perdessem seus valores éticos, morais e espirituais. O que mudou com esta diversidade, com esta abertura no meu modo de ver foi que as decisões não são mais impostas, cada indivíduo tem a liberdade e a possibilidade de escolher onde seguir, o que fazer, enfim, podem tomar uma infinidade de decisões não se importando com as conseqüências, se são favoráveis ou não.
A solidariedade e amizade são, pois, valores que sempre andam juntas, em minha opinião, são as mais importantes nas relações humanas e, hoje, certos acontecimentos e atitudes têm sido deixados de lado por muitas pessoas, como o respeito à terceira idade e aos deficientes e a falta de interesse de muitos jovens à cultura e ao aprendizado. Sei que esses valores éticos, morais, culturais quando repensados podem minimizar as mazelas desta sociedade que vem sendo manipulada por uma mídia assassina e sensacionalista. Como encontrar meios para resgatar valores em uma sociedade desacreditada dos seus verdadeiros valores e princípios?

Um comentário:

Anônimo disse...

Acho que o tema dos valores é importantíssimo. Os discursos oficias de resgate à cidadania, por exemplo, são discursos excludentes. A cidadania, segundo Passetti, "procura pacificar os conflitos e normalizá-los. É um efeito de dominação contemporânea que atravessa as fronteiras nacionais beneficiando certos segmentos sociais" (2004,p.174)