quarta-feira, 5 de agosto de 2009

JORNAL AÇÃO DO POVO

EDITORIAL
JORNAL AÇÃO DO POVO
Os princípios do jornal Ação do Povo são a liberdade, igualdade, solidariedade, cidadania e a ética. O jornal tem a sua diretriz na autogestão, seus jornalistas e escritores não têm nenhum privilégio, nem diferenças entre si e, assumem, conjuntamente, a responsabilidade de suas informações. Sabemos que a mídia atual deixa o povo sem as informações reais, não há interesse de mostrar os causadores do real problema social, e nem se interessam em resolvê-las, ou mesmo, minimizá-las.
A ação do povo é a ação direta da nossa própria realidade. Os objetivos do jornal Ação do povo têm na ecologia humana e na educação das crianças sua base principal. Para sair deste ensino castrador, formal, compulsório e destrutivo da juventude, precisamos de uma escola viva mostrando os espaços geográficos e a história da real existência da vida.
O nosso destino comum nos conclama a buscar um novo começo com a revolução, a renovação e transformação. A crise atual atinge todos os quadrantes do globo. Atinge duramente o poder civil informal, além disso, os agravamentos da crise ecológica e do manejo do solo levam a saúde pública, em decorrência do excesso de química no solo (pesticidas), a inúmeras endemias e pandemias.
Nesse número, serão abordados temas como o abandono e a poluição do Parque São Bartolomeu/Pirajá, os problemas ambientais e sociais do bairro de Valéria, do Vale do rio Coruripe no bairro da Palestina, assim como, artigos sobre arte e educação popular, feminismo e ecologia. O jornal Ação do Povo é uma publicação do Instituto Socioambiental de Valéria (ISVA) que vem se destacando por suas ações através da Biblioteca Comunitária José Oiticica com parcerias com Universidades (UNEB e UFBA) e o Ministério da Cultura (Pontos de Leitura), realização de cursos na área de permacultura e agroecologia, oficinas de artesanato de bambu, de confecção de instrumentos musicais. O ISVA realiza trabalhos com as escolas locais e com as associações comunitárias.
O ISVA realiza assessoria a movimentos sociais na área de ecologia social e agricultura sustentável, e sua biblioteca possui um acervo de livros em diferentes áreas: literatura, científicos especializados em sociologia, ecologia, agroecologia, etc.
Antonio Mendes, Gilberto Machado, Eduardo Nunes
ISVA

Nenhum comentário: