sábado, 23 de janeiro de 2010

Problemas socioambientais no bairro de Valéria









O ISVA sempre está atento aos problemas socioambientais que estão ocorrendo no bairro. Já demonstramos algumas vezes a preocupação com a área do DERBA que foi adquirida pela Toshiba e o cuidado que precisa ter essa nova empresa com os espaços verdes e de lazer do bairro, principalmente, a que os moradores chamam de "bica" onde é utilizada pela população local como lazer e banho. Trata-se, em verdade, de uma nascente que faz parte da bacia do cobre e que sem ela, irá provocar graves danos a esse ecossistema. A Toshiba precisa ter uma prática socioambiental condizente para a preservação dos mananciais hídricos do bairro. Além dessa, outra preocupação dos moradores é a do campo de futebol que fica também no Derba, amplamente utilizada como lazer dos jovens do bairro e que precisa continuar tendo essa mesma finalidade de uso.

Vários outros problemas socioambientais devem merecer a atenção dos moradores e de suas instituições locais, sejam associações comunitárias, escolas e institutos. Nos últimos meses vem ocorrendo intensa devastação provocada por uma empresa nas margens da BR-324 no perímetro de Valéria. A empresa está soterrando uma baixada, um pequeno vale, para construção de suas instalações sem os mínimos cuidados de proteção. É preciso que os órgãos ambientais do estado tomem providências e verifiquem se há autorização para o impacto que está sendo provocado, se foram feitos estudos e se propuseram ações de minimização dos danos provocados. Além dessa empresa, outras estão se instalando ao longo da Br-324 no bairro de Valéria provocando problemas ambientais.



Outra questão também importante, é a do lixo que nem moradores nem empresas respeitam e não colocam nos lugares adequados. Sabe-se que o lixo provoca uma série de problemas de saúde para a população e para a natureza. Quando assistimos um rio morrendo localizado próximo a núcleos urbanos por causa da poluição pode ter certeza que também as pessoas próximas ao rio ou estão doentes ou estão também morrendo.

Nenhum comentário: