terça-feira, 23 de março de 2010

O que aprendi hoje no ISVA - Relato de Interação Educativa

22 de março de 2010

Hoje estivemos no ISVA. Ouvimos relatos de Antônio Mendes sobre as broncas que a natureza tem dado em nós seres humanos. Noite passada a chuva castigou o telhado de Seu Antônio e se não houvesse intervenção dele a casa iria cair sobre sua cabeça. Foi o caos...


Além da ameaça no telhado da casa a tempestade que se passou deixou as marcas no terreno. Um abacateiro teve um grande galho tombado depois da tempestade. Os indícios são de que ou o Abacateiro caiu por conta de um raio, ou o temporal com chuva e ventos fortes forçou o galho que, cheio de abacates, não agüentou o peso.


Já comecei exercitando o que havia aprendido em Interação educativa anterior, cujo professor foi um dos meninos freqüentadores do ISVA. Confirmei que estou bem melhor amolador de facão na pedra. Isso foi a preparação para a atividade do dia que foi cortar esse grande galho que estava atravessando um caminho. Era tão grosso que parecia um tronco de árvore.


O aprendizado do dia foi o da Agroecologia. Não era simplesmente cortar o galho desprezando o que havia caído como um simples restolho. O galho estava forçando outras árvores, e teríamos que ter todo o cuidado com a segurança de um cacaueiro que estava quase tombando com seu peso. “Ainda mais que agora vem o período de dar cacau” como disse seu Antônio. Além disso, deixar pedaços inteiros não facilitaria a compostagem natural do solo.


Tivemos que ir estudando aos poucos o que fazer e podando o galho que já era maduro e tinha muitas outras ramificações. Além do mais tinha um cipó de inhame enramando e outros cipós. Tínhamos que ir podando com o cuidado necessário para agredir o mínimo possível as outras plantas. Usamos três facões (eu, Eduardo e Antônio) e revezamos o machado.


O resultado é que tiramos muitos abacates, vários galhos de árvores, alguns pedaços de madeira mais grossos passíveis de serem utilizados para lenha. Além disso saímos com uma aprendizado ecológico fundamental do trato e do cuidado com a natureza, bem diferente de muitos desses discursos que vemos reproduzidos pela eco-burguesia.


Descobrimos também que aquele galho estava oco e cheio de água. correndo por dentro Antonio nos deu a explicação criticando o serviço de parques e jardins da prefeitura que poda árvores de maneira muito errada. “Quando eles podam um galho sem deixar um cotoco deixam um buraco pra água infiltrar. Isso pode derrubar uma árvore”.


Esse foi mais uma dentre as várias interações educativas que acontecem no cotidiano do ISVA. Os aprendizados teóricos surgem simplesmente de nossos questionamentos sobre a atividade prática. Se não surgem são estimulados para que surjam de forma autônoma.


Igor Sant’Anna

Colaborador, Sócio-fundador e Pro-aluno do Instituto Socioambiental de Valéria


Um comentário:

Anônimo disse...

Hans Jonas:

“age de maneira tal que os efeitos de tua ação sejam compatíveis com a permanência de autêntica vida humana sobre a terra;
ou: age de maneira tal que os efeitos de tua ação não sejam destrutivos da possibilidade de autêntica vida humana futura na terra.”