sexta-feira, 8 de maio de 2009




O ISVA é um centro de estudos em várias áreas do conhecimento, priorizando a sociologia, a ecologia humana, a geografia dos espaços habitados e habitáveis, artes e ofícios e agricultura sustentável. Desenvolve projetos de hortas urbanas e escolares. Propõe uma escola viva, do pré-natal ao pré-mortal.
Coordena a Biblioteca Comunitária José Oiticica composta de livros infantis, escolares, literatura e científicos principalmente relacionados com educação, ecologia e agricultura sustentável.
O ISVA não é casa de residência, nem individual nem coletiva por falta de infra-estrutura física e de recursos. Conta com um amplo espaço florestal urbano, onde se podem armar barracas temporárias para participar de seminários, simpósios, palestras, oficinas em diversas áreas: fitoterapia, ciência que estuda as plantas e que cura as doenças da população, cursos de plantas medicinais, agroecologia e permacultura, oficinas eco-produtivas (bambu, instrumentos musicais), teatro, educomunicação, cooperativismo, rodas de leituras, vídeos, cordéis, cineclube, feiras de livros e de economia solidária.
O ISVA promove a idéia da autogestão social e por princípios pedagógicos libertários. A educação libertária desenvolvida seja para crianças e até para os adultos, tem como proposta a não-diretividade, a participação e a troca de conhecientos. Cursos de Agroecologia e Permacultura para um nível mais avançado é realizado no período de maio a novembro, 3 horas por semana, total de 84 horas.

Estamos localizados em uma área que não possui saneamento básico do poder público, tendo que construir estratégias de proteger o meio ambiente local, construindo fossas. Além disso, a nossa rua não possui asfalto, o que a torna mais agradável para o convívio entre os vizinhos, quase todos têm quintais e plantas de diversos tipos.

Venha participar do ISVA, como sócio ou colaborador.

Nenhum comentário: