sexta-feira, 22 de maio de 2009

SOS: Salvador em estado de calamidade pública

Eduardo Nunes/ISVA
Na cidade de Salvador, como também, em todo o Nordeste brasileiro o pêndulo está voltado para a dimensão YIN. As chuvas vão provocando enchentes, deslizamentos, mortes, muita gente desabrigada e desespero. Os bairros de Valéria, Águas Claras, Palestina e muitos outros de Salvador estão sofrendo com a quantidade de chuvas e ventos. A cidade se veste de preto nas encostas, os plásticos estendidos tentam aplacar a fúria da natureza, sem muito sucesso.
O desmatamento das encostas e/ou a falta de contenção dos morros de Salvador provocam os desabamentos que tanto apavoram os moradores, fruto do descaso dos poderes públicos (municipal, estadual e federal) que nada fazem para resolver os problemas.
Em Valéria, alguns membros do coletivo do ISVA têm prestado apoio aos vizinhos que tiveram suas casas destruídas. A casa do filho de Carlos deslizou da encosta e se chocou com a do pai e um poste tombou sobre a casa. O risco é eminente. Se vier mais chuva e vento o poste pode cair arrastando o fio sobre as outras casas. O morador está desesperado, telefonou para a defesa civil e o problema real e urgente se transformou apenas em um número na burocracia, em mais um pedido. O próprio órgão ao ouvir que o poste estava na eminência de cair, mandou ele telefonar para a Coelba, empresa que vende a eletricidade, transferindo o problema.
Os empresários de Valéria, pois Valéria tem muitas empresas multinacionais, nacionais e estaduais, nada fazem, nem ao menos moram lá, mas se beneficiam do bairro. Se o Estado não utiliza os recursos do povo para salvar essas pessoas que estão sofrendo e os empresários acomodados em suas mansões seguras e confortáveis nada fazem. O que resta para os pobres de Salvador? dor e desespero. A ajuda dos vizinhos nesses momentos é a única alternativa.
Vamos ajudar moradores de Salvador e do Nordeste brasileiro a essa gente que vive em encostas, em casas inseguras, em vales que estão cheios de água, e as casas imersas em águas poluídas.
Solidariedade
Salvador, pede Socorro!

Nenhum comentário: