sexta-feira, 3 de abril de 2009

O Parque São Bartolomeu pede Socorro











Uma equipe do ISVA - Antonio Mendes, Gilberto Machado, Igor Sant' Anna e Eduardo Nunes - foi visitar no dia primeiro de abril de 2009 o Parque São Bartolomeu. Encontramos um parque abandonado, a cachoeira de Oxumaré espumava devido aos esgotos de conjuntos habitacionais localizados à montante dela, a Cachoeira de Oxum está sem uma gota de água, ambas têm origem no rio Mané Dendê que nasce fora do parque. O parque é uma área onde os iniciados do candomblé vêm trazer suas oferendas aos Orixás. 500 anos atrás a área era ocupada pelos índios Tupi situados na costa do Brasil, segundo o antropólogo José Augusto L. Sampaio, tinha uma população grande "cerca de um milhão de pessoas, com a mesma língua, a mesma cultura" (História, natureza e cultura: Parque metropolitano de Pirajá, 1998, p. 29). Além da ação religiosa com a catequese, a perseguição e matança dos índios foram ocorrendo ao longo dos séculos e, com a colonização foram implantados engenhos em suas terras e algumas áreas transformaram-se em quilombos. O crescimento urbano de Salvador já no século XX e sobretudo com a forte imigração dos anos 1970, as áreas mais distantes do centro de Salvador foram sendo ocupadas sem que houvesse uma intervenção urbana preocupada na qualidade de vida das pessoas e na preservação de áreas ambientalmente importantes de Mata Atlântica. Inúmeros esforços das associações comunitárias do entorno, grupos ambientalistas e as escolas lutam a anos para a recuperação da área com 1800 hectares. O ISVA continuará lutando pela preservação do parque e de outras áreas verdes importantes da cidade do Salvador.

2 comentários:

Unknown disse...

Sem contar com a total falta de segurança, o que impede o acesso dos moradores e até mesmo os cultos religiosos deixaram de ocorrer, pois o que prevaleçe por lá é a ação dos bandidos,talvez como se tem cogitado a possivel solução seja transforma-lo em patrimônio da humanidade.

Anônimo disse...

Cadê as áreas verdes da cidade?

Estão completamente abandonadas (o Parque de São Bartolomeu é um exemplo gritante, pois está entregue aos ratos, baratas, moscas, mosquitos, muriçocas etc.) ou entregues à especulação imobiliária das empresas de construção civil (a avenida paralela que o diga)!