sábado, 11 de abril de 2009

Oficina de Leitores D. Quixote: Relatório

27/01/09
Oficina para:
Sabrina Silva; Gabriel Costa; Patrícia Silva; João Vitor; João Gabriel; Hebert Riuna; Henrique Riuna; Hugo Riuna.
-Atividade:
Hora de ouvir historia
-Livro:
Retalhinho branco, Maria Helena Portilho, Rio de Janeiro, Conquista.
-Moral da historia:
A historia de retalhinhos brancos que trabalhavam numa fábrica triste e parada, até que um dia um passou pelo sol e se tornou amarelo, outro passou pelo mar e se tornou azul, outro pela floresta e ficou verde e assim a fabrica ficou alegre e movimentada. Reflexão sobre: Valorizar e respeitar as diferenças. / A diversidade de raça no nosso país nos torna um povo mais alegre, colorido e feliz.
-Atividade lúdica:
Pintura com cores: Primárias (amarela, azul e vermelho)
Secundárias (violeta, laranja e verde)
Atividade para casa:
Pintura com cores secundárias (amarelo+azul=verde, vermelho+amarelo=laranja e vermelho+azul=violeta)
-Levar o aluno a perceber a diferença entre as cores, a importância e a beleza que existe em cada uma delas.

28/01/09
Oficina para:
Pérola da Silva; Lisandra Silva; William Santana; Ivanildo Ribeiro; Isadora Costa.
-Atividade:
Hora de ouvir historia
-Livro
Retalhinho Branco, Maria helena Portilho, Rio de Janeiro, Conquista.
-Moral da historia:
Ver item acima.
-Atividade lúdica:
Mosaico-tema livre (recorte de revista com diversidade de cores).
- Atividade para casa:
Confecção de mosaico – tema livre.

29/01/09
Não houve oficina, pois os alunos (adolescentes) matriculados não compareceram.
Aproveitei a manhã p/ elaborar atividades p/ a próxima semana. Li uma parte do livro Dom Quixote e quando menos esperava chegaram três alunos que não podem comparecer na terça-feira, pois moram longe e não podem ir sozinhos para a biblioteca. A mãe trabalha três vezes na semana e na quinta-feira folga. Assim as crianças passaram a vir na quinta-feira ao invés de terça.
Oficina para:
Douglas Santos de Jesus; Vitor Santos Gomes; Viviam Rosário Santos de Jesus.
-Atividade:
Hora de ouvir historia.
-Livro:
Um peixinho apaixonado.
-Atividade lúdica:
Ver item acima.

30/01/09
Reunião da UFBA. (faltei – estava com muitas dores de cabeça).

02/02/09
Encontrei com Carol (participante do projeto) na Estação Pirajá e de lá fomos à biblioteca.
Carol visitou a biblioteca e pode observar os espaços, suas reais necessidades estruturais.

03/02/09
Não houve oficina foi retirada uma parede que não servia de sustentação, apenas como divisória. A idéia de retirada desta parede foi de Jussara (voluntária que tem me auxiliado diretamente no local) inclusive pagou a mão de obra do pedreiro. Após a retirada desta parede o espaço ficou amplo e mais arejado, agora poderei trabalhar em qualquer turno, pois antes jamais poderia promover oficinas a tarde por causa do sol que incide diretamente na janela e na porta, agora tenho a possibilidade de recuar mais para o meio do espaço.
Eu e a Jussara passamos toda a manha arrumando o espaço, tirando os livros didáticos que não serão utilizados e guardando-os em outro espaço da biblioteca.

04/02/09
Não houve oficina continuei a arrumação

Oficina de Formação de Leitores Dom Quixote

Objetivo: Contribuir, através do estimulo ao hábito de leitura e do acesso a informações gerais e utilitárias, para o aprimoramento educacional, cultural e social das pessoas.
Propostas de trabalho:
Literatura
Hora de Ouvir História – contação de historias com diversos temas.
Oficina
Artesanato / brinquedos criativos
Confecção de brinquedos com material reciclável.
Literatura
Circulo de leitores – leitura coletiva de textos.
Passatempo Cultural
Atividade lúdica educativa com palavras cruzadas caça palavras e outros.
Literatura
Momento da poesia – recital poético
Oficina literária
Criando histórias – Com a caixa de palavras as crianças e adolescentes criarão pequenas histórias.
Jogo da Memória
Construção de um jogo da memória trabalhando com as palavras e seus significados.
Arte
Pinte e rabisque na biblioteca – Mergulhando no universo da pintura, as crianças aprendem brincando a pintar de forma livre explorando a imaginação, a criatividade e a liberdade de expressão.
Dinâmicas
Dinâmica de desafios possibilita aguçar a imaginação, a criatividade, a testar os limites e a estimular a quebra de barreiras.
Estudo de texto
Não só ler, mas levar o adolescente a envolver-se no texto e operar, ou seja, colocar em prática no caso expressar o seu ponto de vista.

5 comentários:

Anônimo disse...

Silvino Santin*

“O normal da vida da criança é brincar.....Brincar não significa para a criança fazer algo diferente. Essa distinção só aparece quando lhe ensinamos categorias distintas de atividades, naturalmente, o brincar torna-se oposto de estudar e trabalhar.”

in: Visão lúdica do corpo; 1994).

Anônimo disse...

Silvio Gallo:

“Outro aspecto desse termo ambíguo, a disciplinarização, não por acaso diz respeito mais diretamente à questão do poder. A escola é o lugar da disciplina, de seu aprendizado e de seu exercício.”

Anônimo disse...

silvio gallo:

"Não podemos deixar de reconhecer que a única forma que a burocracia escolar encontrou ao longo dos séculos para materializar os resultados das avaliações foi sua quantificação em termos de notas e, mais tarde, de conceitos – que, no fundo, nada mudam, mas continuam classificando e quantificando. Se deixarmos de lado o caráter desprezível dessa quantificação em nome de sua absoluta necessidade, não podemos negar que ela acaba servindo como instrumento de poder. O professor é aquele que tem o poder de dar a nota e, assim, aprovar ou reprovar o aluno."

Anônimo disse...

silvio gallo:

“Assim como a ecologia, também a Pedagogia só pode ser concebida de forma ampla se rompermos com a disciplinarização a que ela está submetida”

Anônimo disse...

"Neste mundo, onde nos deparamos a cada dia com crianças que são maltratadas,
abandonadas ou que trabalham é nosso trabalho como educadores dar oportunidade para que elas
possam pelo menos dentro da escola serem crianças, apenas crianças..."