domingo, 4 de janeiro de 2009

Curso de Teatro do Oprimid@


primeira reunião para a organização do curso de teatro do oprimido


No sábado, dia 3 de janeiro de 2009, foi realizada a primeira reunião para organização do curso de Teatro do Oprimido (a) Libertário (TOL), coordenado por Maira Monteiro e Rodrigo Mortari do COLETIVO LIBERTÁRIO "LUTANDO PELA GÊNEROLIZAÇÃO DA LIBERDADE". Participaram jovens, adultos e o o pessoal mais idoso (acima dos 70), além de visitantes do grupo Terra Livre de São Paulo. Rodrigo e Maira apresentaram a proposta do curso de teatro do oprimido adaptado para as concepções libertárias. Nessa reunião ficou definido que o curso iniciará no próximo dia 5 de janeiro às 14:00 horas até o dia 25 de janeiro, todos os dias, com duas horas em média de ensaio. No dia 25 será apresentada uma peça elaborada pelos próprios participantes sendo o final do espetáculo decidido pelos que estão assistindo.

O coletivo organiza suas ações em três eixos, Educação, Arte, Ação Direta.
EDUCAÇÃO
Nessa área pretendemos desenvolver um conhecimento interdisciplinar. Com as crianças desenvolver histórias infanto-juvenis baseadas em princípios libertários. Com os jovens e adultos incentivar uma troca de conhecimentos sobre a história de luta dos movimentos sociais e a conjuntura social/política, local e mundial, sempre pontuando a importância do não autoritarismo, do não machismo, e da não hierarquia dentro das organizações. Com todas as idades incentivar a discussão e a prática de formas alternativas de agricultura e criação de animais, baseadas na sustentabilidade, na alimentação saudável e no respeito à natureza e aos animais;
ARTE
Nessa área com jovens e adultos pretendemos trabalhar o Teatro da/o Oprimida/oo Libertário (TOL) resgatando a maneira de teatro/propaganda realizado pelos anarquistas e militantes de esquerda nas épocas passadas, com o objetivo de aguçar a sensibilidade para reconhecer e mudar as opressões locais e globais, enfim mostrar que o teatro também é um instrumento de luta. Com as crianças desenvolver oficinas de construção de brinquedos e utensílios práticos com os materiais recicláveis, ao mesmo tempo despertar uma consciência critica ao consumismo e a reutilização dos resíduos produzidos.
AÇÃO DIRETA
Nessa área acreditamos que devemos quando puder fazer ações conjuntas com os movimentos sociais, é claro, quando essas ações não forem opostas aos princípios do CLLGL, quando isso ocorrer o coletivo fará ações independentes, dessa forma respeitando os princípios de autonomia de organização.
Entendemos como inimigos do CLLGL e do povo pobre o ESTADO, os CAPITALISTAS, e todas as pessoas que detêm o PODER em relação às outras.

Nenhum comentário: