sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Por uma escola autogestionária e anti-autoritária

Em 2009, o ISVA pretende continuar sua caminhada em defesa de uma escola livre, sem preconceitos, sem autoritarismo ou quaisquer tipos de pressão sobre as pessoas.
Através da biblioteca comunitária José Oiticica, promoverá atividades de incentivo à leitura, lúdicas, educativas, que visem à conscientização das crianças, jovens e adultos que participam de suas atividades, na defesa de uma sociedade mais justa e na preservação do meio ambiente.
As atividades de teatro e o cineclube continuarão, esperando contribuir com as artes no bairro de Valéria.
Novos encontros com estudantes das escolas públicas para estimular o interesse pelo meio ambiente, envolvendo-os em atividades práticas e o contato com a natureza.
A luta pela preservação do Parque São Bartolomeu e de todas as áreas verdes da cidade de Salvador, como, a área da bacia do rio Coruripe no bairro da Palestina, a da bacia do rio do Prata na Mata Escura entre tantas outras serão alvo de intensas ações desenvolvidas pelo ISVA.
Feiras de artesanato, ecológicas e de livros continuarão acontecendo, estimulando as atividades práticas autogestionárias, as oficinas eco-produtivas, as trocas e o comércio solidário.
Esperamos em 2009, conseguir reformar as nossas instalações da escola e biblioteca e as nossas áreas de plantio para oferecer um ambiente mais adequado e propício às atividades práticas e intelectuais.
Uma das nossas novas propostas para 2009 consiste em criar um eco-museu, isto é, um espaço destinado a apresentar experiências tradicionais e atuais que sejam ou tenham sido criadas para a preservação e o uso racional dos recursos, como forma de manter o equilíbrio vital do planeta.
Nesse sentido, um feliz 2009 para todos aqueles que colaboraram para a justiça social, a preservação ambiental e a solidariedade.

Nenhum comentário: