terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Liberdade sem medo

Publicamos com destaque os 3 comentários enviados para o blog do Isva sobre a escola de Summerhill e acrescentamos mais um retirado do livro, “Minha luta pela liberdade no ensino”, autobiografia de Neil, editado pela IBRASA em 1975.

“Um visitante pediu-me que explicasse a diferença entre Summerhill e uma escola Montessori. Minha resposta foi: ‘uma criança pode dizer foda-se em Summerhill, mas não em uma escola Montessori’. Enquanto pais e professores insistirem em formar o caráter da criança, nem toda a atividade livre do mundo produzirá gente livre”. (Neil, 1975, p. 324)

Escola Summerhill

Summerhill é uma escola inglesa, fundada em 1921 por Alexander Sutherland Neill (Escócia, 1883 - 1973). É uma das pioneiras dentro do movimento das escolas democráticas. Atende crianças do ensino fundamental e do ensino médio. Atualmente a diretora é a filha de Neill, Zoe Readhead.
Uma escola democrática é caracterizada por dois princípios básicos: a possibilidade de os alunos escolherem se querem ou não assistir as aulas e a dinâmica de assembléias, onde todos participam, para decidir as normas da escola.
Summerhill se destaca por defender que as crianças aprendem melhor se livres dos instrumentos de coerção e repressão usados pela grande maioria das escolas. Todas as aulas são opcionais, os alunos podem escolher as que desejam freqüentar e as que não desejam. Neill fundou a escola acreditando que "uma criança deve viver sua própria vida - não uma vida que seus pais acreditem que ela deva viver, não uma vida decidida por um educador que supõe saber o que é melhor para a criança."
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
uma voz dissonante neste mundo do 'sim, senhor!',
Alexander Sutherland Neill:

"Eu converti uma escola rígida num playground, e adorei. Esses meninos tiveram um ano de felicidade e liberdade. Eles fizeram o que quiseram; eles cantaram suas canções enquanto produziam gráficos, eles comeram seus doces enquanto liam seus livros, eles se penduravam em meus braços quando nós passeávamos em busca de recantos artísticos”
e tem mais de Alexander Sutherland Neill:

"Os livros são o material menos importante da escola. Tudo que a criança precisa aprender é ler, escrever e contar. O resto deveria compor-se de ferramentas, argila, esporte, teatro, pintura e liberdade""

2 comentários:

Anônimo disse...

Olha o que ele disse:"Eu converti uma escola rígida num playground, e adorei. Esses meninos tiveram um ano de felicidade e liberdade. Eles fizeram o que quiseram; eles cantaram suas canções enquanto produziam gráficos, eles comeram seus doces enquanto liam seus livros, eles se penduravam em meus braços quando nós passeavamos em busca de recantos artísticos***

Anônimo disse...

Neill, venerado pelos amantes da liberdade irrestrita e abominado pelos ultraconservadores.