sábado, 10 de janeiro de 2009

Experiências Libertárias e teorias anarquistas


CODELLO, Francesco. "A boa educação": experiências libertárias e teorias anarquistas na Europa, de Godwin a Neil. Vol. 1: A teoria. Tradução Silene Cardoso. São Paulo: Imaginário: Ícone, 2007. 416p.

"O trabalho de Codello é, sem dúvida, o mais importante e mais completo que a historiografia sobre educacionismo anarquista e libertário possa, até este momento, mostrar com orgulho, tanto em nível italiano quanto internacional. Em sentido mais geral, esta obra assinala um grande resultado da historiografia sobre anarquismo, premiando, de forma justa, um trabalho de anos de pesquisa e reflexão" GIAMPIETRO BERTI.

Francesco Codello, diretor escolar em Treviso, há muitos anos engajado na pesquisa histórica-educativa, é autor de numerosos artigos e ensaios que podem ser encontrados em diversas revistas. Promotor do IDEN (International Democratic Education Network), na Itália, e redator da revista Libertaria. Publicou também as obras Educazione e Anarchismo. L'idea educativa nel movimento anarchico italiano (1900-1926), Ferrara, 1995 e Vaso, creta o fiore? - Né riempire, né plasmare ma educare, Lugano 2005.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ver blog do Bazzo no endereço:

eziobazzo.blogspot.com

Alice